A doença hemorroidária acomete aproximadamente 5 % da população mundial e reporta-se que 90% da população apresentará algum disconforto associado a hemorróidas pelo menos uma vez na vida1 . Cursa frequentemente com sangramento recorrente e quadros de inflamação (trombose). O tratamento cirúrgico (hemorroidectomia) é conhecido como um procedimento doloroso e com recuperação muito difícil2.
Existem novidades para o tratamento da doença hemorroidária; várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para o tratamento das hemorróidas. Algumas menos invasivas e mais conservadoras são indicadas para hemorróidas menores, outras para hemorróidas maiores e prolapsantes.
O THD ( Transanal Hemorrhoidal Dearterialization ) é a técnica cirúrgica mais nova para tratamento da doença hemorroidária, com ótimos resultados e menos dor no pós operatório. Tem excelente resolutividade para hemorroidas graus II , III e IV.
Esta técnica é um procedimento ambulatorial realizado sob raqui anestesia. As veias hemorroidárias doentes são localizadas através de um aparelho de US Doppler e são tratadas através da ligadura da veia e da fixação da mucosa prolapsante. Como na grande maioria das vezes não são realizados cortes; o pós operatório é muito mais tranquilo, com menos dor, menor dificuldade para evacuar e retorno mais precoce às atividades habituais.
Dra. Ana Paula Paiva Moreira
1. Khubchandani I, Paonessa N, Azimuddin K. 2nd ed. Springer; 2009. Surgical treatment of haemorrhoids; pp. 1–17.
2. Halverson A. Haemorrhoids. Clin Colon Rectal Surg. 2007;20:77–85.
Agendamento, confirmação e remarcação de consultas e exames, informativos, etc. leia mais
Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais
A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais