Disque Consulta: 19 2117-3333
Rua Orlando Fagnani 488 - Nova campinas - Campinas/SP

Novidades

 

O que é Síndrome de congestão pélvica?

Pelo menos 1/3 das mulheres com idade reprodutiva são afetadas por esse problema cuja origem, na maioria das vezes é incerta.


O que é Síndrome de congestão pélvica?

A dor pélvica crônica é definida como uma dor da região superior da pelve, popularmente conhecida como ?pé da barriga? com 6 meses de duração. Esta é uma situação muito comum e representa um problema para a saúde da mulher.



Pelo menos 1/3 das mulheres com idade reprodutiva são afetadas por esse problema cuja origem, na maioria das vezes é incerta.



A Síndrome de congestão pélvica tem sido reconhecida como uma causa freqüente de dor pélvica crônica e é provocada pelo fluxo de sangue retrógrado nas veias gonadais que se apresentam incompetentes e se dilatam formando verdadeiras varizes na região do abdome e pelve.



As veias gonadais (ovarianas) levam sangue dos ovários para o coração; mas essa tarefa é feita contra a gravidade e por isso as veias costumam ter um mecanismo valvular que impede que o sangue fique retido dentro da veia.



Com o passar do tempo e principalmente nas mulheres que passam por situações onde aumenta a pressão intra-abdominal como é o caso da gravidez, esse sistema valvular fica insuficiente e o sangue começa a ficar retido dentro das veias e se formam as varizes.



Por isso a congestão pélvica é mais comum nas mulheres que tiveram várias gestações.



Os sintomas clássicos incluem graus diversos de dor de pélvica e lombar que se agrava quando a paciente está de pé ou ao se exercitar, e por isso é mais intensa no final do dia. Muito comumente a dor piora com a relação sexual.

 

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico da pelve é ineficiente para reconhecer as varizes pélvicas.

O método diagnóstico inicial é o ultra-som transvaginal com Doppler.



O ultra-som com Doppler permite identificar a presença de veias dilatadas e refluxo anômalo quando aumenta a pressão intra-abdominal.

 

Qual a melhor forma de tratamento?

» A embolização é uma forma de tratamento muito simples, eficiente e segura. É um procedimento realizado com anestesia local.

» O objetivo da embolização é acabar com a carga de pressão no interior da veia gonadal, que é transmitida para as veias da pelve e varizes. Esse objetivo é atingido pela oclusão da veia gonadal.

» O procedimento de embolização é precedido de um estudo das veias gonadais chamado venografia por cateter que permite mapear e determinar as características das veias e colaterais.

» Este cateterismo pode ser realizado através de uma punção na virilha, no pescoço ou no braço.

» Depois de comprovado o refluxo o cateter é colocado dentro das veias gonadais para proceder com a sua oclusão.

» A embolização se realiza mediante a injeção de dispositivos metálicos denominados coils ou de substâncias esclerosantes ou adesivas.

» O procedimento de embolização é muito bem tolerado. As pacientes referem uma dor discreta nas primeiras 24/48hs que é facilmente controlada com analgésicos comuns e antiinflamatórios orais.

» A maioria das pacientes consegue retomar as suas atividades depois de dois ou três dias.

 

Conclusão:

Mulheres com dor em baixo ventre que piora com a relação sexual podem ter a síndrome da congestão venosa pélvica, não deixem de procurar seu ginecologista e de consultar um angiologista/ cirurgião vascular, pois o tratamento é minimamente invasivo e com alta taxa de resolução.



   

Acesso Rápido


Novidade! Faça seu agendamento pela internet.


Últimas Notícias


Tempo de Trânsito Colônico

Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais


Retina e Vítreo

A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais


Programa emagrecendo com saúde

Proposta para um emagrecimento saudável com equipe multidisciplinar voltado para aqueles que pretendem uma nova concepção de vida. leia mais




Cadastro newsletter

Rua Orlando Fagnani 488 - Campinas SP CEP 13092 054 - Fone (19) 2117-3333
© Copyright 2005-2014 Instituto Nova Campinas.
Z.Mídia - Criação e Manutenção de Websites em Campinas/SP