Trata-se de um exame realizado com o objetivo de avaliar a orofaringe, o esôfago, o estômago e o duodeno.
O paciente é encaminhado à sala de endoscopia onde recebe uma medicação líquida via oral destinada a diminuir os gases que ficam no interior do estômago. Em seguida é aplicado um spray anestésico na cavidade oral e aplicada uma sedação endovenosa para que o paciente fique mais relaxado durante o exame.
A seguir é realizado o exame com visualização do esôfago, do estômago e do duodeno. É colhido material para teste da urease (para avaliação do Helicobacter pylori) e se necessário realizadas biópsias para pesquisa desta bactéria por anátomo patológico. O exame dura aproximadamente dez minutos. Terminado o exame o paciente é levado para a sala de repouso onde ficará em observação e lhe será servido chá e bolachas antes de sua liberação.
1. O paciente deverá cumprir um jejum absoluto de 8 horas (inclusive de água).
2. Medicamentos para a pressão e coração devem ser tomados normalmente mesmo no dia do exame com um mínimo de água.
3. Anti-coagulantes (ex: AAS, clopidogrel) devem ser suspensos com sete dias de antecedência devendo o paciente antes consultar o seu médico para autorizar essa suspensão.
4. No dia da realização do exame é necessário um acompanhante maior de idade.
5. Após o exame o paciente não deve dirigir.
6. É imprescindível que o paciente traga guia do convênio devidamente liberada e o pedido de exame do médico.
7. É recomendado que o paciente leia o Consentimento Informado à seguir e esclareça eventuais dúvidas antes de assiná-lo.
8. Em caso de duvidas entrar em contato com a nossa equipe de enfermagem pelo telefone 21173336
9. Pacientes com oitenta anos ou mais ou portadores doenças cardiovascular, neurológica ou renal devem entrar em contato com nossa equipe de enfermagem antes de agendar o exame.
Devido à sedação o paciente pode apresentar após a realização do exame diminuição dos reflexos e do raciocínio e certo grau de amnésia esquecendo do realizado nos momentos subseqüentes ao exame. Passado o efeito do spray anestésico a alimentação deverá ser normal.
Embora sejam raras, como todo procedimento, a Endoscopia pode apresentar algumas complicações:
1. Riscos decorrentes dos sedativos quando o paciente é portador de outras doenças associadas.
2. Riscos de sangramento ou perfurações podem ocorrer em procedimentos mais complexos de polipectomias ou ligaduras de varizes.
3. O paciente ao apresentar febre, dificuldade para engolir, dor de garganta ou dor no peito de forte intensidade, deve entrar imediatamente em contato com nossa equipe de enfermagem.
Agendamento, confirmação e remarcação de consultas e exames, informativos, etc. leia mais
Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais
A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais