Trata-se de um exame realizado com o objetivo de avaliar todo o intestino grosso e o final do intestino fino (íleo terminal).
O paciente é encaminhado à sala de exame e orientado a deitar sobre a maca. São instalados aparelhos para a monitoração de sua oxigenação e dos batimentos cardíacos.
É aplicada sedação endovenosa para proporcionar maior relaxamento e eliminar qualquer desconforto do paciente.
Em seguida é realizado o exame que consiste na introdução, via retal, de uma micro câmara para avaliação do intestino grosso e final do intestino fino.
O exame dura aproximadamente de vinte a trinta minutos.
Terminado o exame o paciente é levado para a sala de repouso onde ficará em observação por cerca de trinta minutos, tempo necessário para que o efeito da sedação seja reduzido e que o paciente tenha condição de ser liberado.
Durante o exame podem ser encontradas lesões (pólipos), lesões planas, ou tumores. Nestes casos, essas lesões são ressecadas ou biopsiadas e o material retirado é encaminhado para avaliação anátomo patológica.
1. O paciente deverá fazer um preparo intestinal, obedecendo a uma dieta específica fazendo uso de laxantes que farão com que o intestino fique completamente limpo; condição indispensável para um bom exame. (As orientações do preparo estão descritas à seguir)
2. Deverá estar em jejum absoluto de 4 horas, (inclusive de água).
3. Medicamentos para a pressão e coração devem ser tomados normalmente mesmo no dia do exame com um mínimo de água.
4. Medicamentos para o controle da diabetes não devem ser usados no período de jejum e até a realização do exame.
5. Anti-coagulantes (ex AAS) devem ser suspensos com sete dias de antecedência devendo o paciente antes consultar o seu médico para autorizar essa suspensão.
6. No dia da realização do exame é necessário um acompanhante maior de idade.
7. Após o exame o paciente não poderá dirigir.
8. É imprescindível que o paciente traga guia do convênio devidamente liberada e o pedido de exame do médico.
9. É imprescindível que o paciente leia o Consentimento Informado e esclareça eventuais dúvidas antes de assiná-lo.
10. Em caso de duvida o paciente deve entrar em contato com a nossa equipe de enfermagem
11. Pacientes idosos, com oitenta anos ou mais, ou portadores de doença cardiovascular, renal ou neurológica devem entrar em contato com nossa equipe de enfermagem antes de agendar o exame.
12. Pacientes que têm o intestino preso (quatro dias ou mais sem funcionar) devem nos informar para receberem um preparo intestinal diferenciado.
Devido à sedação o paciente pode apresentar após a realização do exame diminuição dos reflexos e do raciocínio e certo grau de amnésia esquecendo do realizado nos momentos subseqüentes ao exame.
A alimentação após o exame deverá ser normal.
É recomendada a ingestão de bastante líquido para repor a perda ocorrida durante o preparo intestinal.
É normal a eventual ocorrência de um pequeno sangramento ou algum desconforto nas primeiras evacuações após o exame.
Durante o exame é injetado ar dentro do intestino o que pode produzir, logo após o exame, a sensação de distensão abdominal e um pouco de cólicas. Nestes casos o paciente pode tomar Simeticona ou Buscopan.
Embora sejam raras, como todo procedimento, a Colonoscopia pode apresentar algumas complicações:
1. Riscos decorrentes dos sedativos quando o paciente é portador de outras doenças associadas.
2. Riscos de sangramento ou perfurações podem ocorrer principalmente associados a procedimentos maiores como a retirada de pólipos grandes ou mucosectomias.
3. Caso o paciente ao apresente febre, dor abdominal com piora ou sangramento recorrente, deve entrar em contato com nossa equipe de enfermagem.
Agendamento, confirmação e remarcação de consultas e exames, informativos, etc. leia mais
Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais
A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais