A Colposcopia é um exame no qual se avalia a vulva (a parte externa da vagina), a vagina e o colo uterino. É muito semelhante ao exame ginecológico, utiliza-se um espéculo vaginal para ver o interior da vagina e o colo uterino mas ao invés de examinar estes órgãos a olho nu, utiliza-se um aparelho chamado colposcópio. Ele funciona como um microscópio que permite avaliar pequenas alterações destas superfícies.
1. Você será solicitado a despir-se, vestir uma bata do hospital e deitar na maca em posição do exame ginecológico.
2. Será introduzido um espéculo para possibilitar a avaliação do colo do útero e da vagina através do colposcópio.
3. O colo do útero será limpo e umedecido com uma solução de ácido acético. Esta solução cora os tecidos anormais deixando-os mais visíveis. Você pode sentir uma leve sensação de queimação durante este procedimento. 4. Uma solução de iodo é utilizada para corar o colo do útero, chamado de teste de Schiller.
5. Podem ser realizadas biópsias com retirada de pequenos fragmentos para avaliação histopatológica.
» A paciente deve levar sempre o resultado do citopatológico atualizado.
» O Colo e/ou vagina não devem ter sido traumatizado por exames recentes.
» Abstinência sexual por 48 horas antes da realização do exame.
Como com qualquer procedimento, as complicações podem ocorrer. Se a biópsia colposcópica é realizada, existe possibilidade de:
» Infecção
» Hemorragia
Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais
A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais
Proposta para um emagrecimento saudável com equipe multidisciplinar voltado para aqueles que pretendem uma nova concepção de vida. leia mais