Disque Consulta: 19 2117-3333
Rua Orlando Fagnani 488 - Nova campinas - Campinas/SP

Exames e Procedimentos

 

pHmetria de 24 horas


O que é?

É um exame que tem por objetivo verificar por um período de 24 hs se existe refluxo gastro esofágico, ou seja, retorno anormal do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Isto é feito com o monitoramento da variação do pH (acidez) através de uma sonda fina locada no esôfago e conectada em um gravador digital. Tem a duração de 24 hs.





Indicações:

» Doença do refluxo gastro-esofágico.

» Alterações motoras do esôfago.

» Disfagias e disfunções faringo-esofágicas.

» Investigação de dor torácica de origem não cardíaca.

» Pneumonias aspirativas, faringites crônicas e rouquidão.

» Esclerodermia.

 

Como é realizado o exame?

O paciente permanece com a sonda por 24 horas e recebe um formulário onde deve anotar os períodos  em que realizou as refeições, quando permaneceu deitado e descrever os sintomas e horários em que os eventos ocorreram durante o dia.

Dia do exame:

O paciente deve manter sua atividade o mais próximo do normal possível o que aumenta a sensibilidade do exame em detectar o refluxo e sua relação com os sintomas. Evitar exercícios físicos e banho no chuveiro ou banheira. A higiene pode ser feita com toalha úmida , evitando-se a área onde está o eletrodo. O parelho não sofre interferência de equipamento eletrônico. Mas deve-se evitar contato com objetos magnetizados. Jamais se deve retirar o eletrodo da pele ou desconectá-lo do gravador.

No dia do exame evitar chá preto ou mate, café, refrigerante, vinho e outras bebidas alcoólicas. 

Orientações pré-procedimento:

É necessário jejum absoluto de 8 horas. O paciente deve comparecer ao local com 30 minutos de antecedência, com o pedido médico original, guia autorizada pelo convênio e documentos pessoais. É necessário trazer exames anteriores (endoscopia digestiva alta, videonasofibrolaringoscopia, exames radiológicos do esôfago e estômago). Não é necessário ter acompanhante, com exceção aos pacientes menores de 18 anos. Deve ser interrompido o uso de inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol e lansoprazol) por 7 dias antes do exame.  As demais medicações listadas abaixo devem ser interrompidas 3 dias antes do exame:  

-Inibidores deH2: TAGAMET, ANTAK,ZYLIUM,FAMOX

 -Antiácidos: MYLANTA PLUS, MAALOX      

-Anti-Heméticos: PLASIL, DIGESAN, MOTILIUN, PERIDAL, DRAMIN  

-Outros: ERITROMICINA, ADALAT, ISORDILCARDIZEM, INDERAL, PROPRANOLOL

 

Agendamento

Faça seu agendamento pela internet.

 


Acesso Rápido


Novidade! Faça seu agendamento pela internet.


Últimas Notícias


Tempo de Trânsito Colônico

Tempo de Trânsito Colônico é um exame simples utilizado para avaliar a motilidade do Cólon, muito útil na investigação da constipação intestinal. O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula que contém marcadores radiopacos... leia mais


Retina e Vítreo

A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam o segmento posterior dos olhos... leia mais


Programa emagrecendo com saúde

Proposta para um emagrecimento saudável com equipe multidisciplinar voltado para aqueles que pretendem uma nova concepção de vida. leia mais




Cadastro newsletter

Rua Orlando Fagnani 488 - Campinas SP CEP 13092 054 - Fone (19) 2117-3333
© Copyright 2005-2014 Instituto Nova Campinas.
Z.Mídia - Criação e Manutenção de Websites em Campinas/SP